Processo em rede orientado a dados: entre a repetição do juízo e a diferença da justiça na era do "big data" forense


Título: Processo em rede orientado a dados: entre a repetição do juízo e a diferença da justiça na era do "big data" forense
Autor: Chaves Júnior, José Eduardo de Resende
Resumo: Este artigo analisa a transformação do processo judicial na era digital, abordando a transição de um modelo “quo non est in actis non est in mundo” que traduz o princípio da escritura, introduzido pelo Direito canônico do século XIII, para um sistema em rede, orientado a dados e impactado pela inteligência artificial e pelo princípio da conexão. A partir de um referencial teórico que articula Gilles Deleuze (“repetição” e “diferença”), a teoria das redes e os debates críticos sobre tecnologia, o texto explora as gerações do processo eletrônico, desde a mera digitalização até a emergência do “big data-driven proceedings” e da eclosão da engenharia de prompt jurídico. Discute-se o papel da conectividade, do medium e dos mega dados como elementos que redefinem a racionalidade processual. Analisa-se o potencial de vieses algorítmicos em sistemas de IA, como o programa ASSIS (TJRJ), e as normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), contrapondo os riscos de uma repetição acrítica de padrões com as possibilidades emancipatórias da tecnologia. Conclui-se que, apesar do potencial para otimização, é imperativo um controle epistêmico e democrático sobre a IA judicial para garantir que o processo em rede sirva aos direitos e à diferença deleuzeana, ao invés de cristalizar e promover uma repetição automatizada, a cristalizar, antes que uma rede de justiça em rede, uma justiça enredada.
Assunto: Filosofia social, aspectos jurídicos, Brasil
Big data, aspectos jurídicos
Inteligência artificial, aspectos jurídicos, Brasil
Sociedade da informação
Comunicação digital, aspectos jurídicos, Brasil
Conselho Nacional de Justiça (Brasil) (CNJ)
Algoritmo, aspectos jurídicos, Brasil
Processo Judicial Eletrônico (PJE)
Linguagem de programação
Modelo matemático
Comunicação digital, aspectos políticos, Brasil
Poder judiciário, inovação tecnológica, Brasil
Estatística matemática
Idioma: por, eng
Referência: CHAVES JÚNIOR, José Eduardo de Resende. Processo em rede orientado a dados: entre a repetição do juízo e a diferença da justiça na era do "big data" forense. Revista do Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região, Belo Horizonte, v. 70, n. 110, p. 259-303, jul./dez. 2024.
URI: http://as1.trt3.jus.br/bd-trt3/handle/11103/93335
Data de publicação: 2024-07


Arquivos neste item:

Aparece na(s) coleção(ões):