IA's generativas: os limites éticos do direito, uma análise do judiciário brasileiro


Título: IA's generativas: os limites éticos do direito, uma análise do judiciário brasileiro
Autor: Marçal, Isabella Veloso Mendes
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo debruçar acerca do impacto da utilização da inteligência artificial no âmbito jurídico, especialmente no que se refere à automação de decisões e ações que podem contribuir para a diluição da responsabilidade e para o enfraquecimento de princípios éticos no Direito. É cediço que com a modernização dos meios tecnológicos, a sociedade tende a mudar seu estilo de vida, adaptando a tecnologia em sua rotina da forma mais viável, o que não é diferente no mundo jurídico. O Direito tende a mudar conforme a sociedade muda, com o fito de adequar às mudanças e garantir um melhor controle quanto à aplicação das leis. No entanto, o perigo se encontra quando tais ferramentas, as quais, em tese, eram para trazer eficiência e dinamicidade, colocam em xeque os princípios éticos que fundamentam o Direito. Diante desse cenário, defende-se aqui a ideia de que as ferramentas de IAs já são uma realidade presente, e que, por isso, devem ser aplicadas de acordo com o seu propósito. Não se trata de rejeitá-las, mas sim utilizá-las para a promoção de maior proatividade e eficácia, mas sem que isso implique a flexibilização dos valores fundamentais da justiça, da dignidade humana e da ética jurídica. Com isso, espera-se contribuir para o debate acerca da responsabilidade e dos limites éticos no uso dessas tecnologias, promovendo uma reflexão que seja capaz de orientar políticas públicas e práticas jurídicas conscientes e justas.
Notas: Esta obra foi premiada como 3º lugar no III Concurso de Monografia da Biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 3º Região - Escola Judicial , promovido no ano de 2025.
Referência: MARÇAL, Veloso. IA's generativas: os limites éticos do Direito, uma análise do judiciário brasileiro. In: III Concurso de Monografias da Biblioteca da Escola Judicial do TRT3. Belo Horizonte: RTM, 2026.
Idioma: por
Paginação: 23 p.
Assunto: Direito, ética
Inteligência artificial, aspectos jurídicos
Inteligência artificial, aspectos morais e éticos
Categoria: Artigo
URI: http://as1.trt3.jus.br/bd-trt3/handle/11103/93323
Data de publicação: 2025


Arquivos neste item:

Aparece na(s) coleção(ões):