Direito à educação digital como efetivação ao trabalho decente na indústria 4.0


Título: Direito à educação digital como efetivação ao trabalho decente na indústria 4.0
Autor: Brito Filho, José Claudio Monteiro
Outros autores: Costa, Juliana Marques dos Santos
Resumo: Este artigo discute o acesso à educação digital para a efetivação do trabalho decente na sociedade 4.0. O objetivo é compreender de que maneira a falta de acesso à qualificação profissional, englobado pelo direito fundamental à educação, impacta na concretização do direito ao labor decente no contexto da 4. Revolução Industrial. A pesquisa conclui, com a industrialização 4.0, que houve mudanças substanciais nas formas de trabalho, de modo que aqueles que possuem qualificação profissional foram absorvidos pelos postos digitais, enquanto que os que carecem de educação foram condenados ao desemprego ou coagidos à ocupação de postos de labor precarizado. Por isso, o investimento em educação digital é imprescindível para que o sujeito possua direito ao trabalho e liberdade na escolha do trabalho, assegurando o labor decente. Para tanto, utiliza-se o método hipotético-dedutivo, com uma análise documental e bibliográfica e uma abordagem qualitativa do tema.
Assunto: Educação, Brasil
Tecnologia, Brasil
Direito do trabalho, Brasil
Trabalho decente, Brasil
Idioma: por, eng
Referência: BRITO FILHO, José Claudio Monteiro de; COSTA, Juliana Marques dos Santos. Direito à educação digital como efetivação ao trabalho decente na indústria 4.0. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3. Região. Belo Horizonte, v. 68, n. 106, p. 93-113, jul./dez. 2022.
URI: http://as1.trt3.jus.br/bd-trt3/handle/11103/87454
Data de publicação: 2022


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