Os impactos da automação no mundo do trabalho: a necessidade de normatizar e o papel da consolidação das leis do trabalho (CLT)


Título: Os impactos da automação no mundo do trabalho: a necessidade de normatizar e o papel da consolidação das leis do trabalho (CLT)
The impacts of automation in the labor world: the need for regulation and the role of the consolidation of labor laws (CLL)
Autor: Gunther, Luiz Eduardo
Outros autores: Villatore, Marco Antônio César
Calvo, Adriana
Resumo: No momento em que completa 80 anos de existência, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) merece estudos históricos, analíticos e propositivos. Trata-se de explicar a sobrevivência de tão importante diploma legal, apesar das inúmeras mudanças, adaptações e acréscimos ao seu texto original. Nesse documento comtemplam-se regras de Direitos do Trabalho Individual, Coletivo e Processual, além de normas sobre Sindicatos, Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho e também de multas administrativas. Apesar de sua reconhecida importância, é possível, e desejável, apresentar propostas de aperfeiçoamento, especialmente nas áreas onde a nova tecnologia do Século XXI traduz desafi os para o mundo do trabalho, como a automação. O texto se dirige a recordar a importância do passado, mas, também, a apresentar proposta de aperfeiçoamento da CLT para o futuro.
Assunto: Direito do trabalho, Brasil
Sindicato, Brasil
Idioma: por, eng
Referência: GUNTHER, Luiz Eduardo; VILLATORE, Marco Antônio César; CALVO, Adriana. Os impactos da automação no mundo do trabalho: a necessidade de normatizar e o papel da consolidação das leis do trabalho (CLT). Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3. Região. Belo Horizonte, v. 68, n. 106, p. 115-129, jul./dez. 2022.
URI: http://as1.trt3.jus.br/bd-trt3/handle/11103/87437
Data de publicação: 2022


Arquivos neste item:

Aparece na(s) coleção(ões):