Precarização do trabalho docente na rede pública de educação básica: neoliberalizmo e tempos de pandemia


Título: Precarização do trabalho docente na rede pública de educação básica: neoliberalizmo e tempos de pandemia
Precarization of teaching work in the public network of basic education: neoliberalism and pandemic times
Autor: Matos, Bianca Silva
Outros autores: Faria, Carolina Stagliorio Dumet
Resumo: Com a chegada do neoliberalismo no Brasil, na década de 1990, o trabalho do professor da rede pública da educação básica sofreu um aumento em sua precarização. É objetivo do presente trabalho compreender se a pandemia da COVID-19 acentuou a fragilidade do papel do professor no cenário da educação básica pública. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, através de referências bibliográficas em livros, artigos científicos, reportagens e legislação que indicaram dificuldades trazidas pela pandemia e, consequentemente, pelo isolamento social para o exercício do magistério. O estudo levou à conclusão de que houve um crescimento da precarização do trabalho docente, em razão do contexto pandêmico e que, tendo em vista essas novas dificuldades, é provável que o professor tenha ainda mais obstáculos a enfrentar após o fim da pandemia.
Assunto: Corpo docente, Brasil, 1990-1999
Neoliberalismo, Brasil, 1990-1999
Pandemia, Brasil
Covid-19, Brasil
Professor, legislação, Brasil, 1990-1999
Professor, poderes e atribuições, Brasil, 1990-1999
Educação básica, Brasil, 1990-1999
Ensino público, Brasil, 1990-1999
Escola pública, Brasil, 1990-1999
Flexibilização do trabalho, Brasil, 1990-1999
Idioma: por
Referência: MATOS, Bianca Silva; FARIA, Carolina Stagliorio Dumet. Precarização do trabalho docente na rede pública de educação básica: neoliberalizmo e tempos de pandemia. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3. Região. Belo Horizonte, v. 66, n. 102, item 01, p. 299-314, jul./dez. 2020.
URI: http://as1.trt3.jus.br/bd-trt3/handle/11103/70651
Data de publicação: 2020


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