O direito do trabalho no caos da pandemia: perspectiva de ressignificação do trabalho e (re)valorização do trabalhador


Título: O direito do trabalho no caos da pandemia: perspectiva de ressignificação do trabalho e (re)valorização do trabalhador
Autor: Bertolin, Patrícia Tuma Martins
Outros autores: Freitas, Marilu
Resumo: O presente artigo terá por objeto os principais impactos que a pandemia COVID-19 tem produzido sobre o mundo do trabalho. Serão analisadas as principais normativas editadas no período, enfatizando-se o seu caráter precarizante do trabalho, embora sem perder de vista que esse fenômeno se iniciou muito antes, com a onda flexibilizadora que já se fez presente no Texto Constitucional Brasileiro de 1988, tendo sido intensificado na década de 1990, marcada pelo neoliberalismo. A Reforma Trabalhista e a Reforma Previdenciária, anteriores à pandemia, também serão analisadas, ainda que superficialmente, como o mote para o enfrentamento de aspectos essenciais desta pesquisa, como o trabalho doméstico e o trabalho por meio de plataformas digitais, alçados a uma condição de centralidade neste período excepcional, mas nem por isso valorizados e bem remunerados no Brasil. A pesquisa que respaldou este artigo tem base em normas jurídicas (leis, decretos, medidas provisórias), bibliografia, vídeos e notícias de jornais.
Assunto: COVID-19, Brasil
Pandemia, Brasil
Trabalhador, valorização, Brasil
Direito do trabalho, Brasil
Flexibilização do trabalho, Brasil
Direitos sociais, Brasil
Brasil. Constituição (1988), crítica
Reforma trabalhista, crítica, Brasil, 2017
Reforma previdenciária, crítica, Brasil
Trabalho doméstico, Brasil
Terceirização, Brasil
Transporte remunerado privado individual, Brasil
Prestação de serviços, aplicação de computador, Brasil
Idioma: por
Referência: BERTOLIN, Patrícia Tuma Martins; FREITAS, Marilu. O direito do trabalho no caos da pandemia: perspectiva de ressignificação do trabalho e (re)valorização do trabalhador. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3. Região. Belo Horizonte, edição especial, t. II, p. 447-475, jul. 2020.
URI: http://as1.trt3.jus.br/bd-trt3/handle/11103/56105
Data de publicação: 2020


Arquivos neste item:

Aparece na(s) coleção(ões):