Ofício-Circular n. 16, de 21 de julho de 2005

Files in this item

Files View

There are no files associated with this item.

Title: Ofício-Circular n. 16, de 21 de julho de 2005
Author: Brasil. Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT)
Unit responsible: Corregedoria Regional (CR)
Situation: NÃO CONSTA REVOGAÇÃO EXPRESSA
Subject: Intimação, procurador, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), regulamentação
See: *Ato Conjunto TRT3/GP/CR/DJ 2/2009 (/cgi-bin/om_isapi.dll?clientID=95510&infobase=integratrt03.nfo&jump=Ato%20Conjunto%20n%ba%200002%2f2009%2fTRT03%2fGP%2fCR%2fDJ&softpage=Document42MaiorM#JUMPDEST_Ato Conjunto nº 0002/2009/TRT03/GP/CR/DJ), que "Altera, no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, os procedimentos relativos à intimação, à concessão de vista e à retirada, com carga, de autos dos processos em que o INSS - Serviço da Dívida Ativa do Órgão de Arrecadação da Procuradoria-Geral Federal em Belo Horizonte - atua como parte nos casos de execução, de ofício, das contribuições sociais (artigo 114, VIII, da Constituição da República)."
Related legislation: Lei 6.830/1980, que "Dispõe sobre a cobrança judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública, e dá outras providências." Provimento TRT3/SCR 2/2001, que dispõe sobre a cobrança de custas processuais pelos Órgãos da Justiça do Trabalho da Terceira Região e a remessa de certidões à Procuradoria da Fazenda Nacional para inscrição, como dívida ativa da União, de débitos relativos às mesmas, e, também, revoga o Provimento 1/2000. Portaria MF/GM 49/2004, que "estabelece limites de valor para a inscrição de débitos fiscais na Dívida Ativa da união e para o ajuizamento das execuções fiscais pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional." Portaria MF 321/2006, que "dispõe sobre o protesto de certidão de dívida ativa da União." Instrução Normativa PR/AGU 1/2008, que "Determina que órgãos de execução da Procuradoria-Geral Federal ficam autorizados a não propor ações e a desistir daquelas em curso, ou dos respectivos recursos, quando o crédito atualizado for de valor igual ou inferior a R$ 1.000,00 (mil reais), ressalvada a existência de norma específica de cada autarquia ou fundação pública federal em sentido contrário e dá outras providências." Portaria PR/AGU 203/2008, que "Regulamenta os procedimentos a serem adotados na análise e acompanhamento dos pagamentos decorrentes de decisões judiciais."
Text: - Nota: Redação original:

Ofício-Circular n. 16, de 21 de julho de 2005


"Senhor(a) Diretor(a),

I - INTIMAÇÕES AOS PROCURADORES DO INSS NAS VARAS DO TRABALHO DE BELO HORIZONTE

A fim de esclarecer dúvidas surgidas a propósito da intimação do Serviço da Dívida Ativa do Órgão de Arrecadação da Procuradoria Geral Federal em Belo Horizonte (Procuradores do INSS), a partir da publicação do PP-00773-2005-000-03-00-2 (Minas Gerais de 16 de julho de 2005, sábado) e do Ofício-Circular nº 15/2005, passo aos esclarecimentos a seguir:
1) Os atos praticados na vigência da antiga forma de intimação, isto é, por via postal, devem obedecer às regras vigentes àquela época.
Assim, se o INSS foi intimado da decisão por via postal ou por mandado, antes da publicação do referido Pedido de Providências, seus Procuradores podem retirar os autos da Secretaria da Vara a qualquer dia da semana, pois o prazo estará correndo da data da ciência da intimação ou do Mandado;
2) A partir de 18 de julho de 2005 (segunda-feira) passaram a valer as novas regras de intimação, isto é, aquelas fixadas no Pedido de Providências e informadas pelo Ofício-Circular nº 15/2005.
Assim, por hipótese:
a) para a 40ª Vara fixou-se o dia da semana - sexta-feira - para as intimações do INSS. Ao apor nos autos o carimbo "Nesta data, ____/_____/____, intimei, na forma da lei, o Serviço da Dívida do Órgão de Arrecadação da Procuradoria Geral Federal em Belo Horizonte", a Vara estará demarcando o início da contagem do prazo para o INSS. Portanto, se o Procurador deixar de comparecer na sexta-feira, dia 22 de julho de 2005, por exemplo, e quiser levar os autos na segunda-feira, dia 25 de julho de 2005, certamente que não se poderá impedi-lo. Entretanto, o prazo já começou a fluir desde sexta-feira, dia 22 de julho de 2005. Se o prazo começa a fluir independentemente do comparecimento ou não do Procurador, ele não terá interesse em comparecer em dia diferente. Lembre-se, inclusive, que para o novo sistema, o INSS só terá ciência da decisão, do acordo ou dos cálculos no dia em que comparecer à Secretaria da Vara porque não mais existe a intimação postal.
b) A 40ª Vara, na sexta-feira, colocará à disposição dos Procuradores do INSS todos os processos em que o acordo, a sentença ou a liquidação alcance importância igual ou superior a R$40.000,00 (quarenta mil reais). Isto permite que a Vara elabore antecipadamente a carga, porque já se sabe que estes processos serão levados pelo Procurador na sexta-feira. Para os demais, de valor inferior, o Procurador será intimado na própria Vara, pela simples entrega da cópia da ata de acordo, da cópia da sentença ou da cópia dos cálculos de liquidação. Para estes processos, o Procurador pode solicitar a carga, se entender de levar os autos.
3) Importa frisar que essa prática dispensa a confecção de intimação postal ou de mandado, pois a intimação sempre se dará na própria Vara, nos dias da semana fixados.

Cordialmente.

ANTÔNIO FERNANDO GUIMARÃES
Juiz Corregedor
Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região"


This item appears in the following Collection(s)

  • Atos Administrativos
    Contém o inteiro teor dos atos oriundos deste Regional, tais como: atas, atos regimentais, atos regulamentares, circulares, comunicados, instruções normativas, ordens de serviço, portarias, recomendações, resoluções e resoluções administrativas.