Incidente de resolução de demandas repetitivas e a questão do limite de competência dos tribunais estaduais e regionais


Título: Incidente de resolução de demandas repetitivas e a questão do limite de competência dos tribunais estaduais e regionais
Repetitive demand resolution and the question of limits of state and regional courts jurisdiction
Autor: Caldeira, Adriano Cesar Braz
Resumo: O presente texto analisa os efeitos decorrentes das decisões proferidas em sede do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDRs), especialmente nos casos em que proferidas pelos Tribunais Regionais e Estaduais, tendo em vista os limites territoriais de sua competência. Analisa-se se a aplicação da regra contida nos incisos I e II do artigo 985 do CPC/15 nos exatos moldes em que estabelecido não viola os parâmetros constitucionais do necessário tratamento isonômico entre sujeitos que, nada obstante estejam para além dos limites territoriais do órgão jurisdicional que tenha proferido a decisão em julgamento do IRDR, tenham na sua demanda aquela mesma questão de direito. Considerando que a vinculação à decisão proferida em sede de IRDR só se impõe nos limites do território do órgão que a tenha proferido, aquele sujeito que esteja demandando a mesma questão, porém em outro limite territorial, em tese, não só não será atingido por aquela decisão vinculativa, como poderá ter inclusive sua ação julgada em outro sentido.
Assunto: Brasil. [Código de processo civil (2015)]
Incidente de resolução de demandas repetitivas, análise, Brasil
Tribunal regional do trabalho, competência, Brasil
Tribunal regional eleitoral, competência, Brasil
Tribunal regional federal, competência, Brasil
Tribunal estadual, competência, Brasil
Direito processual, análise, Brasil
Igualdade perante a lei, Brasil
Idioma: por
Referência: CALDEIRA, Adriano Cesar Braz. Incidente de resolução de demandas repetitivas e a questão do limite de competência dos tribunais estaduais e regionais. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3. Região. Belo Horizonte, v. 63, n. 95, p. 107-119, jan./jun. 2017.
URI: http://as1.trt3.jus.br/bd-trt3/handle/11103/35579
Data de publicação: 2017


Arquivos neste item:

Aparece na(s) coleção(ões):