Uma análise sobre os fatores de risco no ambiente de trabalho e seus efeitos deletérios na saúde bucal do trabalhador


Título: Uma análise sobre os fatores de risco no ambiente de trabalho e seus efeitos deletérios na saúde bucal do trabalhador
Autor: Barsante, Danielle Maria Badaró
Resumo: As doenças bucais afetam diretamente o bem-estar físico e psíquico do indivíduo, podendo comprometer a produtividade dos trabalhadores em suas respectivas atividades laborais. Tanto as condições biológicas e físicas do ambiente de trabalho como substâncias químicas às quais os trabalhadores são expostos, direta e indiretamente, assim como o risco de intoxicações decorrentes da atividade laboral, podem exercer efeitos deletérios na cavidade bucal dos trabalhadores. Ao se analisar as causas do absenteísmo no ambiente de trabalho, é necessário considerar a questão odontológica. Em um país onde a maioria da população não valoriza a prevenção como condição de saúde bucal, tem-se um nítido reflexo das patologias bucais na diminuição do rendimento individual e gradual do trabalhador. Sem pretensão de esgotar o assunto, o estudo em tela procura analisar, em meio a um contexto jurídico-odontológico, o meio ambiente de trabalho, sob a égide do princípio da tutela do trabalhador, descrevendo algumas patologias bucais intimamente associadas a determinadas atividades laborais. Objetiva-se destacar a necessidade da previsão da saúde bucal como elemento de Medicina e Segurança do Trabalho, salientando a importância do acompanhamento bucal na saúde do trabalhador, como melhoria na sua qualidade de vida.
Assunto: Medicina do trabalho, Brasil
Saúde bucal, Brasil
Ambiente do trabalho, Brasil
Saúde ocupacional, Brasil
Trabalhador, proteção, Brasil
Idioma: por
Referência: BARSANTE, Danielle Maria Badaró. Uma análise sobre os fatores de risco no ambiente de trabalho e seus efeitos deletérios na saúde bucal do trabalhador . Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3. Região. Belo Horizonte, v. 59, n. 90, p. 193-204, jul./dez. 2014.
URI: http://as1.trt3.jus.br/bd-trt3/handle/11103/27237
Data de publicação: 2014


Arquivos neste item:

Aparece na(s) coleção(ões):