Análise da viabilidade de implantação de um curso de graduação: um estudo no CEFET-Curvelo


Título: Análise da viabilidade de implantação de um curso de graduação: um estudo no CEFET-Curvelo
Autor: Oliveira, Alexandre Diogo de
Editora: FEAD-MG - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais
Resumo: O objetivo do trabalho foi esclarecer a viabilidade técnica da implantação de um curso de graduação, na unidade CEFET-MG Campus Curvelo, por meio da análise da legislação vigente, dos parâmetros educacionais do município de Curvelo/MG e do interesse das autoridades educacionais. A revisão da literatura abordou as políticas publicas de educação, a gestão, autonomia e descentralização escolar, os cursos e o profissional de engenharia no Brasil e a engenharia ambiental. Em relação à metodologia, a abordagem foi qualitativa e descritiva, um estudo de caso; a unidade de análise foi o CEFET-MG Unidade de Curvelo e os sujeitos da pesquisa foram a Diretora Adjunta de Graduação do CEFET-MG, Diretora do Campus de Curvelo, a Coordenadora do Curso de Engenharia Civil em Curvelo, a Secretária de Educação do município e a Superintendente de Ensino da Região de Curvelo/MG. Os instrumentos de coleta e análise de dados foram a pesquisa documental e análise de conteúdo, respectivamente. A conclusão em relação à viabilidade técnica da implantação do referido curso, segundo a legislação vigente do MEC, bem como as resoluções acadêmicas e normas do CEFET-MG, foi da existência dessa possibilidade no que diz respeito ao ordenamento jurídico federal, assim como regras claras e objetivas na Instituição de Ensino que permitam avançar nesse processo, uma vez que as condições estabelecidas são favoráveis, mas problemas estruturais merecem atenção das autoridades municipais envolvidas com a educação.
Referência: OLIVEIRA, Alexandre Diogo de. Análise da viabilidade de implantação de um curso de graduação: um estudo no CEFET-Curvelo. 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - FEAD-MG - Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
Idioma: por
Paginação: 1-143
Assunto: Políticas públicas, educação, Curvelo
Engenharia ambiental, Curvelo
Ensino superior, Curvelo
Administração escolar, Curvelo
Categoria: Tese/Dissertação
URI: http://as1.trt3.jus.br/bd-trt3/handle/11103/26061
Data de publicação: 2015


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