Ensino jurídico: resolução de conflitos e educação para a alteridade


Título: Ensino jurídico: resolução de conflitos e educação para a alteridade
Autor: Orsini, Adriana Goulart de Sena
Costa, Mila Batista Leite Corrêa da
Resumo: O artigo busca analisar a necessidade de se pensar o ensino jurídico e o papel da Academia na formação dos operadores do Direito, apresentando experiências pedagógicas desenvolvidas em duas disciplinas da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, com ênfase na atividade de observação das audiências trabalhistas na Justiça do Trabalho. A proposta é, portanto, pensar a metodologia do ensino jurídico como instrumento indispensável na formação de alunos que serão profissionais e cidadãos mais ou menos comprometidos com a realidade conforme o aprendizado recebido. A proposta busca compreender as relações no campo jurídico analisado por meio de instrumentos metodológicos qualitativos interdisciplinares, revisitando formas tradicionais de interpretação da lógica jurídica.
Referência: ORSINI, Adriana Goulart de Sena; COSTA, Mila Batista Leite Corrêa da. Ensino jurídico: resolução de conflitos e educação para a alteridade. Rev. Fac. Direito UFMG, Belo Horizonte, n. 56, p. 11-32, jan./jun. 2010.
Idioma: por
Assunto: Direito do trabalho, conciliação
Categoria: Artigo
URI: http://as1.trt3.jus.br/bd-trt3/handle/11103/2491
Data de publicação: 2010


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