Resumo: |
A satisfação no trabalho é uma dimensão importante a ser identificada pelo gestor de uma organização, inclusive no campo público brasileiro, para que se criem ações que favoreçam o alinhamento dos trabalhadores aos objetivos da organização. Trata-se de um tema atualmente discutido como forma de melhorar o desempenho das organizações, pois a satisfação é uma variável que afeta os indivíduos na saúde, comportamento, vida profissional e social. Partindo dessas premissas, a presente dissertação tem como objetivo identificar o nível de satisfação no trabalho de Técnicos Administrativos em Educação do IF Sudeste com o sistema de recompensas mantido pela instituição. Foi realizada uma pesquisa quantitativa exploratória e descritiva, sendo aplicado um questionário com dados sociodemográficos e a Escala de Satisfação no Trabalho em 154 servidores da instituição. Foi, então, verificada a predominância de insatisfação com o salário e com as promoções; indiferença com a natureza do trabalho e com a chefia e satisfação com a relação com os colegas de trabalho. As variáveis sociodemográficas revelaram relevantes aspectos analisados, sendo observados níveis de satisfação distintos conforme o gênero, a idade, o tempo de casa e o nível do cargo ocupado. |