Título: |
Precarização do trabalho docente na rede pública de educação básica: neoliberalizmo e tempos de pandemia |
|
Precarization of teaching work in the public network of basic education: neoliberalism and pandemic times |
Autor: |
Matos, Bianca Silva |
Outros autores: |
Faria, Carolina Stagliorio Dumet |
Resumo: |
Com a chegada do neoliberalismo no Brasil, na década de 1990, o trabalho do professor da rede pública da educação básica sofreu um aumento em sua precarização. É objetivo do presente trabalho compreender se a pandemia da COVID-19 acentuou a fragilidade do papel do professor no cenário da educação básica pública. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, através de referências bibliográficas em livros, artigos científicos, reportagens e legislação que indicaram dificuldades trazidas pela pandemia e, consequentemente, pelo isolamento social para o exercício do magistério. O estudo levou à conclusão de que houve um crescimento da precarização do trabalho docente, em razão do contexto pandêmico e que, tendo em vista essas novas dificuldades, é provável que o professor tenha ainda mais obstáculos a enfrentar após o fim da pandemia. |
Assunto: |
Corpo docente, Brasil, 1990-1999 |
|
Neoliberalismo, Brasil, 1990-1999 |
|
Pandemia, Brasil |
|
Covid-19, Brasil |
|
Professor, legislação, Brasil, 1990-1999 |
|
Professor, poderes e atribuições, Brasil, 1990-1999 |
|
Educação básica, Brasil, 1990-1999 |
|
Ensino público, Brasil, 1990-1999 |
|
Escola pública, Brasil, 1990-1999 |
|
Flexibilização do trabalho, Brasil, 1990-1999 |
Idioma: |
por |
Referência: |
MATOS, Bianca Silva; FARIA, Carolina Stagliorio Dumet. Precarização do trabalho docente na rede pública de educação básica: neoliberalizmo e tempos de pandemia. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3. Região. Belo Horizonte, v. 66, n. 102, item 01, p. 299-314, jul./dez. 2020. |
URI: |
http://as1.trt3.jus.br/bd-trt3/handle/11103/70651 |
Data de publicação: |
2020 |