O teletrabalho à luz do artigo 6º da CLT: o acompanhamento do direito do trabalho às mudanças do mundo pós-moderno


Título: O teletrabalho à luz do artigo 6º da CLT: o acompanhamento do direito do trabalho às mudanças do mundo pós-moderno
Autor: Rocha, Cláudio Jannotti da
Outros autores: Muniz, Mirella Karen de Carvalho Bifano
Resumo: O presente artigo analisa as transformações estruturais nas relações de emprego durante a pós-modernidade, principalmente pelo processo da globalização, terceira revolução industrial, mudança do sistema taylorista/fordista para o toyotista de produção e a internacionalização do mercado produtivo, que modificou parcialmente o trabalho assalariado tradicional, prestado no centro das atividades do empregador, em decorrência dos avanços do desenvolvimento tecnológico, para a residência do empregado ou em qualquer outro local a sua escolha, ensejando assim o intitulado teletrabalho. Essa nova modalidade não descaracteriza a relação de emprego e nem impede o exercício do poder empregatício, bem como a subordinação e o controle de jornada, ocasionando assim o recebimento dos consectários direitos trabalhistas.
Assunto: Brasil. [Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) (1943)]
Direito do trabalho, Brasil
Teletrabalho, Brasil
Subordinação, Brasil
Poder diretivo (direito do trabalho), Brasil
Relação de trabalho, Brasil
Duração do trabalho, Brasil
Jornada de trabalho, controle, Brasil
Idioma: por
Referência: ROCHA, Cláudio Jannotti da; MUNIZ, Mirella Karen de Carvalho Bifano. O teletrabalho à luz do artigo 6º da CLT: o acompanhamento do direito do trabalho às mudanças do mundo pós-moderno. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3. Região. Belo Horizonte, v. 57, n. 87/88, p. 101-115, jan./dez. 2013.
URI: http://as1.trt3.jus.br/bd-trt3/handle/11103/27195
Data de publicação: 2013


Arquivos neste item:

Aparece na(s) coleção(ões):