TRIBUNAL
REGIONAL
DO
TRABALHO DA
3ª REGIÃO
Diretoria
de Gestão de Pessoas
OFICIO CIRCULAR N. DGP/020/2016
Belo Horizonte, 27 de setembro de 2016.
Senhor (a) Servidor (a):
Informo a V. Sa. que o convênio celebrado entre o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, o Tribunal Superior do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho e a Caixa Econômica Federal para emissão do certificado digital se encerrará em 13/10/16.
Assim, de ordem do Desembargador-Presidente, os titulares de certificados digitais com data de expiração até 31/1/2017 deverão proceder de acordo com as seguintes orientações, observado o prazo de vigência do Convênio:
1 - Certificados emitidos pela CEF: providenciar a renovação do certificado, segundo instruções disponíveis na intranet, menu à esquerda, manuais/requisições – administrativos (renovação);
2 - Certificados emitidos por outra entidade certificadora (ex: Certisign): solicitar a 1ª emissão, segundo instruções disponíveis na intranet, menu à esquerda, manuais/requisições – administrativos (1ª emissão).
Importa salientar que o certificado digital é essencial para a utilização do PJ-e e, portanto, os servidores devem se antecipar à renovação/emissão, a fim de evitar prejuízo à prestação jurisdicional, caso o próximo convênio não se concretize antes do fim da vigência do atual. O não atendimento a essa recomendação poderá gerar encargos ao servidor, conforme art. 14 da Resolução n. 164/2016, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
Após a renovação/emissão, deve ser informada a nova data de validade do certificado digital à Seção de Concursos, por meio do e-mail concursoservidor@trt3.jus.br.
Seguem anexas instruções para verificação da data de validade do certificado digital. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (31) 3228-7127.
Atenciosamente,
MARIA
CRISTINA GONÇALVES DISCACCIATI
Diretora
de Gestão de Pessoas
(Disponibilização: via e-mail, em 07/10/2016)
Este texto não substitui o original
TRIBUNAL
REGIONAL
DO
TRABALHO
DA
3ª REGIÃO
Diretoria
de Gestão de Pessoas
Para verificar a data de validade de seu certificado digital siga as orientações abaixo:
I - Procedimento para verificação de validade:
- Cartão Morpho12 e token GD StarSign;
- Cartão Morpho12
- Token GD
- StarSign
1. Insira o token ou cartão.
2. Inicialize o SafeSign.
3. Dê um duplo clique sobre a leitora que contenha o cartão do servidor.
4. Na janela que se abrir, clique duas vezes sobre o certificado do titular.
5. Na janela que se abrir será exibida a data de validade.
II - Procedimento para verificação de validade do Tokens Safenet 5100:
1. Insira o token.
2. Dê um duplo clique no ícone do Safenet localizado próximo ao relógio.
3. Na tela que abrir, clique na engrenagem.
4. No menu à esquerda clique uma vez sobre o item “Certificados do usuário”, bem como uma única vez no certificado com o nome do titular.
5. Na tela que se abrir será apresentada a data de validade.
Fiquem atentos! Renove seu certificado dentro do prazo de validade