TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO
Seção de Segurança da Informação e Comunicação

COMUNICADO SINC SN, DE MAIO DE 2017

Estão sendo amplamente divulgadas informações sobre ataques em massa a vários computadores em todo mundo, inclusive em órgãos públicos no Brasil. Hackers estão se aproveitando de uma vulnerabilidade presente nos computadores com Windows.

O ataque consiste em enviar e-mails com links ou sites maliciosos que ao serem abertos pelos usuários codificam os seus arquivos, tornando-os ilegíveis. Os hackers pedem resgate para realizar o desbloqueio.

Para mitigar o problema, está sendo forçada atualização automática em todos os computadores do Tribunal, assim que forem ligados. Após a atualização, estes equipamentos serão reiniciados.

A seguinte mensagem poderá aparecer:

"ATENCAO! Este computador está instalando uma atualização de emergência contra o vírus WannaCry e deve reiniciar em alguns instantes. Encerre todos os aplicativos e salve seus arquivos. Em caso de duvidas, favor verificar o aviso na intranet. At.te, SEIT"

Especialistas em segurança estão prevendo um novo ataque cibernético, por isso não abram e-mails de remetentes desconhecidos ou duvidosos, pois essa é a maneira mais usada para espalhar um vírus.

Mais notícias sobre o assunto:

https://www.tecmundo.com.br/malware/116652-wannacry-ransomware-o-mundo-chorar-sexta-feira-12.htm?utm_source=tecmundo.com.br&utm_medium=home&utm_campaign=tv

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/especialistas-acreditam-que-outro-ataque-cibernetico-pode-ser-iminente-veja-como-se-proteger.ghtml

VIDE ANEXO: Mapa de ataques no mundo nas últimas 24 horas.

(Disponibilização: via e-mail, em 15/05/2017)

Este texto não substitui o original