TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO
Gabinete da Presidência

OFÍCIO-CIRCULAR N. GP 4/2016

Belo Horizonte, 22 de março de 2016.

Senhor(a) Diretor(a)/Secretário(a)/Assessor(a) do TRT-3ª Região,

Objetivando implantar no TRT3 a cultura da gestão por processos - que é uma prática administrativa que procura assegurar a melhoria contínua do desempenho da organização, mediante a elevação dos níveis de qualidade de seus processos de negóciosa Secretaria de Gestão Estratégica, por meio do Escritório de Processos de Trabalho, efetuou a contratação da empresa Elo Group, renomada consultoria no ramo de gestão estratégica, processos e projetos, já tendo desenvolvido diversos projetos em órgãos públicos, como o próprio CNJ, para realizarmos a construção da Cadeia de Valor de nosso Tribunal.

A Cadeia de Valor ou Arquitetura de Processos é a estrutura que permite à organização identificar como seus objetivos estratégicos estão conectados aos recursos da instituição e ao trabalho realizado no dia-a-dia pelas pessoas no TRT3.

Ela apresenta, de forma hierárquica e organizada, todos os processos da organização, ou, pelo menos, os seus principais. Com essa representação, a organização forma uma base de conhecimento que viabiliza o Gerenciamento Corporativo de Processos, ou seja, possibilita gerenciar recursos, produtos, serviços, os próprios processos e as relações existentes entre eles.

O trabalho de elaboração da Arquitetura de Processos consiste na construção de um mapa que identifica os processos de negócio da organização, suas relações e sua contribuição para o atendimento dos objetivos estratégicos da empresa. Esse conhecimento é fundamental para que a instituição identifique situações de duplicidade ou mesmo de ausência de processos (gaps), e possibilita avaliar que processos são mais críticos para a mudança, possibilitando a definição de uma agenda de projetos de melhoria e otimização que possam representar benefícios reais para toda a instituição.

Por tudo isso, conto com a participação dessa unidade, na pessoa de V. Sa. e de mais um membro da equipe - que tenha bons conhecimentos dos processos de trabalho de sua área -, pois é essencial a participação de todos na construção dessa importante ferramenta de gestão. Os encontros ocorrerão na sala de treinamento da Escola Judicial, das 13 às 17h, no 10º andar do Edifício da Desembargador Drumond.

Confira, no cronograma abaixo, a data de participação de sua unidade. Dúvidas poderão ser esclarecidas, pelo ramal 7045, com o Escritório de Processos de Trabalho (Thais ou Lucilene).

Atenciosamente,

JÚLIO BERNARDO DO CARMO
Desembargador-Presidente

(Disponibilização: via e-mail, em 29/03/2016)

Este texto não substitui o original